Arquivo de Artigos

BREVE CONSIDERAÇÕES SOBRE ID, EGO E SUPEREGO

23/03/2022 10:41
Embora Sigmund Freud tenha proposto a divisão da mente em humana em Consciente e Inconsciente (Modelo Topográfico), é apenas em 1923, em sua obra O Ego e o Id, que ele propõe os conceitos de Id, Ego e Superego (Modelo Estrutural) por entender que o modelo anterior não conseguia explicar muitos...

BELEZAS DO CAMINHO: UM NOVO OLHAR SOBRE A VIDA

22/03/2022 21:59
Relato de um Caso Clínico Recebi em 2019 um jovem de 39 anos que, pelo uso prolongado de maconha e cocaína, perdera emprego, dignidade e sentido para a vida. Do quadro que se apresentava como uma adição ao uso de drogas ilícitas, o manejo analítico propiciou novos olhares frente a vida e suas...

A SUBLIMAÇÃO NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

22/03/2022 21:48
1 INTRODUÇÂOA vida cotidiana e os saberes oralmente compartilhados moldaram, ao longo do tempo, o termo sublimação no âmbito de, pelo menos, três áreas distintas. No que se refere à Química, a sublimação é entendida como a transformação da matéria do estado sólido diretamente para o gasoso. Em...

A HOMOSSEXUALIDADE NA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA

22/03/2022 21:07
1 A SEMENTE Mesmo não estando cônscia das transformações pelas quais iria passar num futuro que se anunciava breve, a sociedade de Viena (Áustria) mantinha seu ritmo de tradições e dogmas forjadas pelo liberalismo que a dominou em 1848 após a ascensão de Francisco José ao trono. Um país cujos...

O DISCURSO IDEOLÓGICO, PRECONCEITO E RACISMO NO AMBIENTE DE TRABALHO: UM EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO

22/03/2022 12:37
1 - INTRODUÇÃOO presente exercício etnográfico surge da necessidade de elaborarmos alguns pensamentos a partir de observações realizadas no cotidiano de um ambiente de trabalho.Julgamos ser importante pensarmos os vários discursos presentes nestas relações cotidianas numa perspectiva de causa e...

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

28/06/2012 17:38
  OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS   Sabemos que os alunos da EJA são diferenciados daqueles que estudam no ensino regular e, por isso, as propostas curriculares direcionadas a esse público devem passar por discussões mais amplas e se basearem em...

O ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL: UM POUCO DE HISTÓRIA

28/06/2012 17:36
  O ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL: UM POUCO DE HISTÓRIA    O ensino de inglês nas escolas regulares foi, ao longo de sua história, perdendo seu espaço nas grades curriculares. Segundo Leffa (1999:13), a redução de horas dedicadas ao ensino de LE Língua Estrangeira)...

O CURRÍCULO DA EJA E OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA

28/06/2012 17:35
  O CURRÍCULO DA EJA E OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA   Concebemos a ideia de “currículo” não apenas como sendo uma coleção de conteúdos previamente definidos a serem trabalhados pelos educadores em suas aulas, mas acima de tudo uma espécie de...

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA

28/06/2012 17:32
  A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA   Inicialmente, partimos da concepção de que o momento de interação oferecidos nas aulas de inglês propicia uma percepção da escola como um local que auxiliará o aluno na constituição de sua identidade....

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS NA MODALIDADE EJA

28/06/2012 17:27
  A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS NA MODALIDADE EJA   Compreender as implicações que envolvem a formação do professor de Língua Inglesa que atua na Educação de Jovens e Adultos é, antes de tudo, considerar tal formação no âmbito geral das formações de professores...
Itens: 31 - 40 de 75
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>