FREUD - ALÉM DA ALMA: RESENHA

29/03/2022 12:33

Poderia ser mais um filme de diversão, entretanto Freud - Além da Alma é bem mais que isso. Produzido em 1962 nos Estados Unidos da América, o filme é uma biografia romanceada do pai da Psicanálise, Sigmund Freud, sob a ótima direção de John Houston e excelente trilha sonora composta por Jerry Goldsmith.

O filme foi indicado ao Oscar em 1963 como melhor trilha sonora e melhor roteiro original. No mesmo ano, foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim e indicado em quatro categorias ao Globo de Ouro - melhor filme, melhor atriz (Susannah York, atriz que interpreta Cecily Koertner), melhor diretor e melhor atriz coadjuvante (Susan Kohner, atriz que interpreta Martha Freud).

Edward Montgomery Cliff é o ator principal que interpreta Freud. Conhecido em Hollywood por inúmeros e excelentes trabalhos, o ator faleceu em 1966 com apenas 45 anos de idade por complicações de saúde devido à sua dependência ao álcool.

O filme se passa na Viena de 1886 e mostra, de início, os primeiros trabalhos e carreira de Sigmund. Suas primeiras divergências com Meynert o levam ao encontro de Charcot e seu método hipnótico. Fornecendo diversos detalhes interessantes e desnudando as situações conflitantes de Freud com a comunidade científica da época, o roteiro do filme soube conduzir bem seu encontro com Breuer e sua amizade. 

Foi dessa amizade que ele conclui que uma das teorias de Charcot lhe parecia equivocada. Segundo Freud, a mente não se divide, mas apenas oculta o trauma da consciência tornando as lembranças inconscientes e descarregando as emoções de forma física.

Baseado nessa proposição e com firme convicção de suas ideias, Freud formula a teoria das neuroses tendo como fonte todos os casos analisados e, inclusive, com sua autoanálise - todos os traumas estão ligados à sexualidade.

É nessa fase da película que acontece a maior tensão: o próprio Freud se assusta ao conceber suas primeiras conclusões sobre a teoria do Complexo de Édipo que fora muito criticada na palestra ao Conselho de Neurologia e Psiquiatria de Viena.

Suas ideias não foram bem recebidas, pois tirava a inocência da fase infantil, o que os médicos e cientistas da época acharam um verdadeiro absurdo.

O filme não tem um desfecho claro e objetivo sobre os conceitos de Freud acerca do aparelho psíquico e suas teorias psicanalíticas mais profundas e assertivas. 

Ao invés disso, assim como a Psicanálise é um campo aberto a ser desvendado e descoberto a cada encontro entre analisando e analisado, o filme prefere encerrar deixando um Freud com muitas ideias e incertezas na cabeça, porém com a esperança de que muito ainda iria a ser descoberto no campo do Inconsciente - como de fato foi!


Evandro Carlos Braggio

30 de Abril de 2018




Links para visualização:

1- https://www.psicologia.med.br/2014/07/filme-freud-alem-da-alma-assista-online.html

2 - https://archive.org/details/Pfilosofia-freud383-4