DSM, A FARSA MAIS MORTÍFERA DA PSIQUIATRIA: RESENHA

28/03/2022 20:38


O documentário DSM: a farsa mais mortífera da Psiquiatria possui 1h e 20m e procura denunciar a farsa pela qual o DSM - Manual de Diagnóstico e Estatístico impele uma indústria psiquiátrica de 330 bilhões de dólares.

Produzido em Portugal no ano de 2011 pela CCHR - Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos, o documentário pretende alertar para a verdade chocante da Psiquiatria através de diversos documentos, entrevistas, depoimentos, filmes e investigações.

"House of Cards". Talvez esse devesse ser o título mais adequado para o tão conhecido DSM - Manual de Diagnóstico e Estatístico! Pelo menos é o que defendem os produtores do documentário ao revelarem as inescrupulosas facetas desde a criação até a regulamentação legal desse manual, tornando-o uma verdadeira "Bíblia" dos distúrbios mentais.

Em suma, o DSM é um manual para profissionais da área da saúde mental que lista diferentes categorias e transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los, de acordo com a APA - American Psychiatric Association. Contudo, segundo o professor e terapeuta Marcus Robério (2015),


Embora pese menos de 2 quilos, a sua influência invade todos os aspectos da sociedade moderna: os nossos governos, os nossos tribunais, os nossos militares, os nossos médicos e as nossas escolas. Usando-o, os psiquiatras podem obrigá-lo a tomar drogas psiquiátricas, retirar-lhe os seus filhos e tirar as suas liberdades mais preciosas. É o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, e é o motor que impele uma indústria psiquiátrica de 330 mil milhões de dólares.

É importante salientar que existe um constante debate científico acerca tanto da validação quanto da confiabilidade de diagnósticos psiquiátricos com base em categorias diagnósticas e critérios apontados pelo DSM. Além disso, é bastante circular que esse sistema de classificação faz categorizações extremamente injustas dentro do que se percebe como "normal" ou "anormal". Dessa maneira, é notório que muitos diagnósticos baseados apenas e exclusivamente em critérios por categorias, falhem em adequar os sintomas manifestos pelos pacientes e as imposições meramente normativas.

Para além dessas considerações, acreditamos que o processo de análise proposto por Freud com base no método catártico, conhecido como cura pela fala (FREUD: 1895), proporciona ao analista/paciente um momento único e de rica experiência, no qual ambos se lançam num percurso cujo significado é a superação dos conflitos do paciente.

Assim, o documentário, além de lançar luz a respeito das atitudes irresponsáveis e cruéis de profissionais despreparados e de uma indústria farmacêutica inescrupulosa, nos conduz a uma reflexão sobre nosso fazer psicanalítico e o cuidado com as angústias de nossos pacientes.


Evandro Carlos Braggio

15 de Julho de 2018 


REFERÊNCIAS:

FREUD, S. (1895). Estudos sobre a Histeria. Vol. II das Obras psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

ROBÉRIO, M. Psiquiatria: A farsa Manipuladora. Disponível em < https://www.voppus.com.br/psiquiatria-a-farsa-manipuladora>. Acesso em 15 de Julho de 2018.



Link para visualização:

https://youtu.be/-vR0Sadz530