DESAFIOS DA TERAPIA: BREVE RESENHA DO LIVRO DE IRVIN YALON

29/03/2022 12:41

O livro Desafios da Terapia - Reflexões para Pacientes e Terapeutas foi escrito por Irvin D. Yalon, um escritor norte americano formado em psiquiatria pela Universidade de Stanford.

Em sua obra de 232 páginas, o terapeuta reúne recomendações que abrangem muitos aspectos do atendimento psicoterápico individual e algumas questões referentes às terapias de grupo.

Mesmo sem se aprofundar nos temas, Yalon apresenta, dentre outros tópicos, uma síntese da importância da análise do próprio terapeuta, da estrutura da transferência e de como ela reflete as demais relações do paciente e suas dificuldades mais comuns do atendimento, da importância dos atos em contraposição às palavras, de como não se devem tomar decisões pelo paciente e da importância da análise dos sonhos.

A obra é uma valiosa ferramenta para psicanalistas e terapeutas com dicas da experiência pessoal do autor.

Uma das dicas primordiais e de grande alerta encontra-se já no início do capítulo 2 em que Irvin enfatiza o cuidado com o diagnóstico, pois ele pode limitar muito a visão do profissional.

Outro ponto bastante apropriado levantado pelo autor reside na intimidade entre paciente e terapeuta abordado no capítulo 4. Fundamental para um bom processo de transferência, essa intimidade deve ser permeada pela ética e responsabilidade.

Nas palavras de Yalon, terapeuta e paciente devem se colocar como "companheiros de viagem" para que o processo de análise possa ser rico e fértil, tornando ambos "seres humanos e incompletos".


Evandro Carlos Braggio

16 de maio de 2018