A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE: RESENHA DO DOCUMENTÁRIO

28/03/2022 20:36

"Comecei a minha vida profissional como neurologista tentando aliviar os meus pacientes neuróticos. Descobri alguns fatos novos e importantes sobre o inconsciente, dessas descobertas nasceu uma nova ciência: A psicanálise". Com essas palavras de Sigmund Freud, inicia-se o documentário francês A Invenção da Psicanálise, lançado em 1997 e que procura mostrar, detalhadamente, a trajetória da Psicanálise desde seu nascimento até os rumos tomados no período após a morte de seu fundador, associando-a aos fatos históricos da época.

Durante todo o filme, há diversos comentários feitos pelos historiadores Elisabeth Roudinesco e Peter Gay, além de apresentar um farto material fotográfico e vídeos raros, como o de Jung descrevendo seu primeiro encontro com Freud. Compõem o documentário os relatos de Ernest Jones, biógrafo oficial de Sigmund Freud, e suas últimas imagens antes de seu exílio em Londres.

O documentário inclui a única gravação em áudio da voz de Freud em entrevista à BBC de Londres em 07 de dezembro de 1938.

De formação médica vienense, Freud tem na curiosidade em descobrir um tratamento para a psicose denominada histeria a sua mola propulsora para o desenvolvimento das teorias psicanalíticas. Em Paris, estuda com Jean-Martin Charcot e absorve seus métodos hipnóticos como instrumentos de cura para os sintomas histéricos. E, a partir daí, faz uma ligação entre histeria e sexualidade.

De volta à Áustria, conhece o médico judeu Josef Breuer e se interessa pelo caso histérico de Anna O. Em 1889, aprende com uma de suas pacientes que a simples oportunidade da fala proporciona a melhora dos sintomas, o que o leva a adotar essa abordagem terapêutica como o método catártico. Com ele, abandona a hipnose e atribui à sexualidade um lugar fundamental para determinar a vida psíquica e sua relação com o passado.

Ao conhecer Wilhelm Fliess e manter com ele grande vínculo de amizade, recebe suas influências que o ajudam a desenvolver as teorias para a compreensão das neuroses. Foi nessa relação que nasce a Psicanálise, juntamente com as teorias da bissexualidade, da sedução e sua primeira teoria do aparelho psíquico (1ª tópica: consciente, pré-consciente e inconsciente).

Mas foi apenas em 1905, com o lançamento dos Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade, que Freud choca a sociedade da época ao atribuir às crianças uma sexualidade antes não conhecida. Nessa obra, o Pai da Psicanálise discute sobre a sedução infantil, masturbação, sodomia, fetichismo e desejo de incesto - temas vistos como tabus por cientistas e religiosos.

Com base em suas observações clínicas, Freud teoriza que o homem vive guiado por forças incontroláveis que se encontram fora da consciência - ideias que foram rechaçadas pelas autoridades da época e que tiveram bastante resistência.

Além desses pequenos recortes do documentário, uma reflexão que podemos fazer é perceber a personalidade inventiva e conflitante de Sigmund Freud que durante toda sua vida se manteve em constante evolução, procurando seguir seus ideais de descoberta e desenvolvimento de uma nova forma de perceber a mente humana.

O documentário baseia-se numa profunda pesquisa histórica, o que nos faz entender mais claramente o pano de fundo da época em que as primeiras teorias psicanalíticas surgiram e como elas se desenvolveram com o passar dos anos.


Evandro Carlos Braggio

05 de Abril de 2018


Links para visualização:

1 - https://www.youtube.com/watch?v=JrIZn3od6So

2 - https://www.youtube.com/watch?v=7JabKzJZXZ0