OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

28/06/2012 17:38

 

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


 

Sabemos que os alunos da EJA são diferenciados daqueles que estudam no ensino regular e, por isso, as propostas curriculares direcionadas a esse público devem passar por discussões mais amplas e se basearem em documentos específicos que tratam do assunto, pois os saberes a serem adquiridos não são meramente acadêmicos, mas, sobretudo, uma sistematização e organização mental daqueles adquiridos no cotidiano e na vida profissional dos envolvidos.

Assim, entendemos que os objetivos em foco da EJA devem permear os interesses dos alunos e, consequentemente, as habilidades e capacidades que eles precisam desenvolver para que tal currículo possa ser de fato formativo, uma vez que ele serve de base norteadora par as ações que irão promover a cidadania e o olhar crítico do educando.

É fundamental que os alunos trabalhadores sejam estimulados a entenderem a educação como forma de extrapolarem seus limites, ampliarem a visão que têm do mundo e resignificar suas práticas sociais. Sob esse enfoque, é oportuno dizer que os educadores dessa modalidade se configuram como facilitadores de um processo no qual ofertam e medeiam as oportunidades que os alunos têm de perceber o processo comunicativo como a troca de valores e experiências, o que os leva a continuarem nesse processo. Além disso, ao perceberem que são capazes de ultrapassarem suas barreiras, eles passam a ter mais iniciativa e autonomia no próprio aprendizado e com, isso, repensar suas posturas frente ao mundo em que vivem.

Porém, há muitos desafios nesse percurso. Um deles se refere ao currículo propriamente dito e o compromisso social em questão. Os professores devem elaborar pensamentos e organizar suas ações de forma a equalizarem o que ensinam em termos de língua e sua aplicabilidade no cotidiano. Essa tarefa não é fácil, uma vez que não se pode perder de vista tanto as exigências do currículo padrão quanto à interação com outras disciplinas.

Outra tarefa árdua do professor na modalidade EJA é priorizar e organizar aquilo que deva ser mais relevante para o aluno. Sabemos que, no mundo atual, há uma gama de dados por vezes contraditórios e informações que não são muito relevantes. Sendo assim, o educador precisa estabelecer prioridades ao escolher seus temas em debate para que os próprios alunos possam aprender a interpretar o mundo de forma a selecionar aquilo que de fato vale a pena abstrair.

Entretanto, a nosso ver, a tarefa mais difícil para nós educadores é promover e aplicar a tríplice função da EJA. Baseada nos eixos de “reparação”, “equalização” e “qualificação”, a Educação de Jovens e Adultos apresenta uma perspectiva mais ampla do que a educação regular, pois as atuais discussões da implementação do seu currículo apontam para uma visão de resignificação do que se ensina para aquilo que de fato interessa, já que o currículo escolar não é algo isolado, mas sim parte integrante de uma sociedade que anseia pelo conhecimento.