O ALIENISTA: BREVE RESENHA DA SÉRIE

24/03/2022 18:28

O Alienista é uma série Norte Americana lançada em 2018 e baseada no romance homônimo de Caleb Carr, publicado em 1994. Em sua primeira temporada de 10 episódios, a série tem como enredo o assassinato de jovens prostitutos e a investigação compartilhada pelos principais personagens: Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), John Moore (Luke Evans) e Sara Howard (Dokota Fanning).

Tendo como premissa a pergunta "o que leva um homem a fazer o mal?", a série ambientada na New York de 1896 oferece um thriller psicológico capaz de prender o telespectador, seja por sua impecável fotografia e figurinos, seja pela forma como o diretor Jakob Verbruggen soube conduzir a história, evitando clichês americanos dos recentes filmes de suspense.

Vivemos numa sociedade paradoxal: enquanto o avanço ocorre em áreas como a tecnologia e comunicação (só para citar alguns exemplos), os desvios psicológicos se mantêm camuflados por trás de uma cortina de atitudes equivocadas, infrações, delitos e crimes graves.

A série O Alienista, ao desnudar tais desvios, coloca-nos a oportunidade de elaborar pensamentos acerca da idealização e materialização do ser humano e sua psiqué.

Além disso, somos levados a refletir sobre os contrastes e desequilíbrios que tornam a sociedade cada vez mais carente de boas orientações psicológicas.


Evandro Carlos Braggio

27 de Abril de 2018


Link para visualização:

https://www.netflix.com/br/title/80149395