MERLÍ - A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA: BREVE RESENHA DA SÉRIE

24/03/2022 18:25

Merlí é uma série televisiva catalã produzida pela TV3 sobre um professor de Filosofia que utiliza métodos pouco ortodoxos para que seus alunos pensem livremente.

Em seus 40 episódios, a série foca mais no público jovem, mas acaba agradando a todos os interessados em um entretenimento leve, porém de significado.

O professor Merlí, interpretado por Francesc Orella, é um homem de personalidade forte, capaz de transmitir seus conhecimentos e suas experiências de modo a incentivar seus alunos a desenvolverem um pensamento crítico. A cada episódio é apresentado um filósofo de forma contextualizada e o enredo se desenvolve por englobar muitos assuntos delicados sob um enfoque reflexivo.

A Filosofia é a busca constante do conhecimento e da verdade. É um olhar reflexivo e crítico em que o sujeito procura compreender a si próprio e o significado de sua existência. Sendo assim, refletir é um ato filosófico no qual cada um busca respostas e argumentos sobre cada ponto de vista de maneira a fomentar a busca pelo conhecimento.

Em suma, de acordo com Nigel Warburton (2011), a Filosofia data de mais de dois mil anos. Ele nos conta que:

Há cerca de 2.400 anos, em Atenas, um homem foi condenado à morte por perguntar demais. Houve filósofos antes dele, mas foi com Sócrates que o assunto realmente despontou. Se a filosofia tem um santo padroeiro, Sócrates é o seu nome (p. 3).

Se pensarmos que a Filosofia como ciência e como forma de refletir sobre os fatos e circunstâncias da vida se relaciona com a Psicanálise, poderemos perceber que ela nos aproxima dos símbolos e dimensões do pensamento daquela e podemos inferir que tal relação se materializa na reinscrição do sujeito no mundo e proporciona a ele um momento bastante fecundo no processo de construção do self.

Em seu texto O Interesse da Psicanálise para as Ciências Não-Psicológicas (1913), Sigmund Freud trata da contribuição que a Psicanálise proporcionou ao saber filosófico. Nele, Freud enfatiza que:

A filosofia, até onde se apóia na psicologia, não poderá deixar de levar integralmente em conta as contribuições psicanalíticas à psicologia e de reagir a esse novo enriquecimento de nossos conhecimentos, tal como o fez em relação a todo progresso digno de consideração nas ciências especializadas (p. 187).

Assim, com base no que expomos tanto sobre a Filosofia como importante ciência para a reflexão dos indivíduos quanto para a Psicanálise como abordagem psicológica, séries como Merlí nos chegam como possibilidades de conhecimento e (re)descobrimento dos diversos e importantes vultos filosóficos, tornando possível e acessível a todos um mergulho em nossa sociedade caótica a fim de refletirmos sobre a vida, nossas ações e, consequentemente, um olhar mais generoso para o sentimento alheio.


Evandro Carlos Braggio

11 de Maio de 2018 


REFERÊNCIAS:

FREUD, S. (1913). O Interesse da Psicanálise para as Ciências Não-Psicológicas. Vol. XIII das Obras psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996

WARBURTON, N. Uma Breve História da Filosofia. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.


Link para visualização:

https://www.netflix.com/br/title/80134797