FREUD E OS ESTUDOS SOBRE A HISTERIA: RESENHA

29/03/2022 12:20


Publicado em 1996 pela Imago Editora, o volume II da coleção das obras de Freud - Estudos Sobre a Histeria - contém vários textos escritos por Breuer e Freud sobre casos de pessoas histéricas. Dentre eles está o caso mais famoso - o de Anna O. - que apresentou os primórdios da técnica psicanalítica que iria se desenvolver pela pena de Sigmund Freud.

O livro apresenta dois pontos de vista diferentes como causa da histeria: neurofisiológico, defendido por Josef Breuer e psicológico, defendido por Freud.

A presente obra representa um marco histórico no processo de desenvolvimento da técnica psicanalítica iniciada por Sigmund Freud.

Os estudos que Freud realizou sob a supervisão de Jean-Martin Charcot concentraram-se, em grande parte, na histeria e serviram de campo frutífero para estabelecer sua clínica investigativa. A partir de tais investigações, pode-se considerar que a Psicanálise teve seu ponto de partida, tal como consideram os estudiosos.

O volume II - Estudos Sobre a Histeria - fornece-nos a trilha percorrida por Freud para desenvolver o primeiro instrumento para o exame científico da mente humana. Pelo estudo de todo o material apresentado, podemos acompanhar os primeiros passos do desenvolvimento desse instrumento.

Pelos casos clínicos relatados, compreendemos que a mente manifesta do paciente não é a mente em sua totalidade, havendo por trás uma mente inconsciente. Além disso, a resistência de alguns pacientes a revelarem seus conteúdos levou Freud a abandonar a hipnose e a ocupar-se por investigar e desenvolver outras técnicas para acessar tais conteúdos - o que passaria a vida inteira fazendo.


Evandro Carlos Braggio

18 de Junho de 2018



REFERÊNCIA:

FREUD, Sigmund. Estudos Sobre a Histeria (1893 - 1895). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. II, 1996.