FREUD E O INÍCIO DA PSICANÁLISE

24/03/2022 18:30

O livro Primeiras Publicações Psicanalíticas contém 348 páginas e foi publicado pela Imago Editora em 1996. Com tradução do alemão por James Strachey, contém diversos artigos que compõem os primeiros textos escritos por Sigmund Freud com enfoque psicanalítico.

Dentre os diversos artigos, destacamos:

* Charcot (1893): obituário escrito por Freud após o falecimento de seu mestre. Representa, além de tudo, "o ponto crucial de sua carreira, pois foi durante esse período que seu interesse transferiu-se da neuropatologia para a psicopatologia - da ciência física para a psicologia" (STRACHEY: 1966. In FREUD: 1893, p. 19);

* As Neuropsicoses de Defesa (1894): primeiras teses sobre a neurastenia e os sintomas de angústia que seriam revistas e ampliadas anos mais tarde;

* A Sexualidade na Etiologia das Neuroses (1898): escrito para provocar a comunidade médico-científica, como inferimos da nota do editor inglês, esse texto representa uma firme e contumaz crítica àqueles que negligenciam o fator da sexualidade no desenvolvimento dos distúrbios psicológicos.

Pela leitura de todo o conteúdo apresentado no livro, verificamos que Freud conduz o leitor e o prepara pouco à pouco para as novas descobertas que o fazem avançar para novos pontos dentro da Psicanálise.

Os artigos escritos por Freud contidos nesse volume não somente criam esse avanço teórico, mas impulsionam a criação de uma nova abordagem - a da escuta - principalmente a escuta dos sintomas das histéricas naquele momento.

Interessante observar alguns termos que foram utilizados por Freud pela primeira vez com sentido psicanalítico: análise psíquica (p. 54), conversão (p. 56), libido (p. 106), psicanálise (p. 152) e projeção (p. 184).

Além disso, percebemos a tônica dada por Freud em relação a sexualidade infantil e o processo de defesa, bem como uma primeira insinuação das inúmeras discussões posteriores de Freud sobre a natureza do inconsciente (p. 60).


Evandro Carlos Braggio

30 de Junho de 2018


REFERÊNCIA:

FREUD, Sigmund. Primeiras Publicações Psicanalíticas (1893 - 1899). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. III, 1996.