FREUD ANTES DE FREUD: A IMPORTÂNCIA DOS ESCRITOS PRÉ-PSICANALÍTICOS

23/03/2022 10:53

Sigmund Schlomo Freud (1856 - 1939) é conhecido como o Pai da Psicanálise e dentre suas obras mais conhecidas estão A Interpretação dos Sonhos (1900) e os Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade (1905).

Entretanto, no que consistem os textos escritos por Freud antes da postulação de suas teorias sobre o inconsciente e em que medida tais publicações colaboram com o bojo das teses psicanalíticas?

Para tentar responder a essas indagações, uma sugestão é a leitura cuidadosa do primeiro volume da Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas de Sigmund Freud, intitulado Publicações Pré-psicanalíticas e Esboços Inéditos (1886 - 1889), publicado pela Imago Editora em 1996.

A obra representa um período bastante importante da vida de Freud, cuja mente buliçosa e irrequieta se movia pela curiosidade a cada nova descoberta.

De todo o conteúdo apresentado no volume, queremos destacar os artigos:

* Relatório sobre meus estudos em Paris e Berlim (1886): mostra as circunstâncias vividas por Freud e suas experiências adquiridas pelo contato com o mestre Jean-Martin Charcot, além de representar "o desvio dos interesses científicos de Freud da neurologia para a psicologia" (STRACHEY: 1966. In FREUD: 1886, p. 37);

* Histeria (1888): contribuição de Freud para a compreensão dos sintomas histéricos;

* Hipnose (1891): um artigo em que Freud contribui para um dicionário médico. Esse texto só foi descoberto em 1963 e nele Freud descarta a ideia de que a técnica de hipnotizar seja um método fácil;

* Extratos dos documentos dirigidos a Fliess (1887 - 1902): trechos das cartas enviadas a seu amigo Wilhelm Fliess, que representam um vasto documento que colabora com a evolução do pensamento de Freud e suas ideias.

A experiência da leitura desse volume vale, antes de qualquer coisa, pelo valor conceitual e histórico, pois se trata de uma obra que mostra um Freud em plena pesquisa e em franco processo inventivo. Além disso, percebemos o imenso apreço e reconhecimento que Freud manteve pelo seu mestre Charcot, a enorme dedicação com que tratava a pesquisa e a formulação de suas ideias e, sobretudo, o modo particular e a intensidade com que se relacionava com Fliess. O conteúdo de suas cartas mostra um Freud humano e dedicado.

Ademais, é particularmente saboroso observar a forma de escrita do Pai da Psicanálise e como ele constrói suas teses, sempre fundamentado em evidências e experiências clínicas, traço fundamental de suas futuras contribuições psicanalíticas.


Evandro Carlos Braggio

17 de Outubro de 2018


REFERÊNCIA:

FREUD, Sigmund. Publicações Pré-psicanalíticas e Esboços Inéditos (1886 - 1889). Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. I, 1996.