FREUD - ANÁLISE DE UMA MENTE: RESENHA

28/03/2022 20:41

O documentário Freud - Análise de uma Mente foi produzido na Austrália em 1995 pela BIO. THE BIOGRAPHY CHANNEL e possui 45 minutos de duração. Nele, a vida de Sigmund Freud (1856 - 1939) é retratada desde seu nascimento em Freiberg até sua morte em Londres. O enfoque principal do filme é eminentemente biográfico, o que captura minhas primeiras impressões.

O roteiro do documentário revela informações muito importantes sobre o pai da Psicanálise que vão desde sua infância, personalidade, relações familiares e fama mundial, sempre com riqueza de detalhes que incluem fotos, cartas, diários, filmes e documentos raros.

A narrativa se dá em terceira pessoa e inclui diversas entrevistas com o psicólogo e historiador Joe Aguayo, o diretor executivo dos arquivos de Freud Dr. Harold P. Blum, o psicanalista Dr. Leo Rangell e os netos de Sigmund Freud, Walter e Sophie Freud.

À medida que transita e expõe a personalidade de Freud, o filme apresenta suas teorias sobre a mente humana e postulações acerca do inconsciente - seu maior material de estudo e interesse. Salienta também que, apesar das importantíssimas descobertas no campo da psique, Sigmund Freud possuía medos neuróticos, incômodas obsessões e comportamentos adictivos.

De todo o material histórico que o documentário nos apresenta, algumas informações são, a meu ver, de extrema curiosidade. Uma delas é o fato de que Freud com apenas 12 anos já dominava seis línguas diferentes. Outro fato bastante importante apresentado pela película é o interesse muito precoce de Freud pelos sonhos, interesse esse que o levou a estudá-los de forma mais profunda e a descobrir que eles são bem mais que imagens criadas pela mente, mas sim de um caminho extremamente estreito para zonas mais profundas da mente humana.

Entretanto, dois fatos puderam ser para mim de extremo valor histórico e que me ajudaram a completar o grande quebra-cabeça da biografia freudiana: o interesse de Freud pela cocaína e seu esforço em promover seu uso, além do antissemitismo e a ascensão do nazismo que o fizeram se mudar para a Inglaterra.

Além de fornecer ao telespectador um excelente material histórico e biográfico, a menção da relação de Freud com Jean-Martim Charcot e a rivalidade após o rompimento com Carl Jung tornam o documentário uma ótima oportunidade para aqueles que desejam conhecer melhor o pensamento e a obra de Sigmund Freud.


Evandro Carlos Braggio

28 de Abril de 2018



Links para visualização no YouTube:

1 - https://www.youtube.com/watch?v=3Q5gX93CqSk

2 - https://www.youtube.com/watch?v=aJ62jcbj6gw

3 - https://www.youtube.com/watch?v=-op3s6s-yw4